Comunidade Cidadã - Bairro São José Cantagalo (RJ)

O projeto de desenvolvimento do Bairro São José, em Cantagalo, no Rio de Janeiro, surgiu a partir do empenho da comunidade local em conjunto com lideranças do município em desenvolver alternativas para melhorar o padrão de vida do bairro. Estão envolvidos neste projeto, além dos moradores da comunidade, os seguintes parceiros: AMBSJ - Associação de Moradores; Prefeitura Municipal de Cantagalo; ACIACAN - Associação Comercial; Escola Municipal Darcy Ribeiro; SECAN - ONG Ambiental; PAIF; PSF; e Sebrae-RJ.

Moradores do bairro estabeleceram sete áreas de intervenção para a melhoria da qualidade de vida. Para cada uma das áreas - saúde, lazer, problemas sociais, gestão ambiental, geração de renda, infra-estrutura e mudança de comportamento - foi formado um grupo de trabalho, com representantes de diversos setores da população local. Ao todo, 2170 pessoas foram envolvidas nas ações realizadas no primeiro ano do projeto, iniciado em fevereiro de 2005. Um resultado expressivo foi a melhoria da iluminação do bairro, um dos problemas apontados no Plano Diretor e melhorada pela prefeitura após a mobilização da população.

Outros eventos ligados à saúde e higiene, gravidez na adolescência, meio ambiente e mudança de comportamento foram realizados, sempre com a participação da Associação de Moradores do Bairro, que lidera o projeto. O Instituto Holcim acompanha o cumprimento de metas, dentro de sua diretriz de participar da vida comunitária e estimular parcerias para a construção de comunidades sustentáveis.